segunda-feira, 11 de maio de 2009

Historia de Belém do Pará

Belém foi fundada em 12 de janeiro de 1616 pelo Capitão-mor Francisco Caldeira Castelo Branco, encarregado pela coroa portuguesa de conquistar, ocupar, explorar e proteger a foz do rio Amazonas contra os corsários holandeses e ingleses. Numa península habitada pelos índios, Tupinambás, estrategicamente situada na margem direita da foz do rio Guamá, onde este rio deságua na baía do Guajará, foi erguido o Forte do Presépio, marco inicial da cidade. O Forte, em seguida, o colégio e a igreja dos Jesuitas formaram o núcleo original da cidade que, posteriormente, seria denominada de Santa Maria de Belém do Grão-Pará. Hoje, toda esta área faz parte do roteiro turístico obrigatório de Belém e integra o Complexo do Ver-o-Peso.
Belém têm outro lado que ninguém quer mostrar.
Minha cidade não é feita só de beleza, nós moradores não estamos cuidando desse patrimôio como é merecido, ao andar por bairros fico muito triste em ver o sofrimento de minha Belém, cidade conhecida pelos seus poétas como "Cidade das Mangueiras ou Morena Cheirosa".
Em Belém a chuva que cai a tarde refresca os amantes na praça Batista Campos centenária e ao mesmo tempo moderna, é gostoso namorar vendo as garças pegando seu alimento diário, em pleno centro da capital paraense ou seja Metrópole da Amazônia.
Fico com muita raiva, quando o jornalista Roberto Paiva da Rede Globo de televisão noticia em cadeia nacional, o lado negativo de nossa cidade e nunca mostra o lado positivo porquê?
Belém têm encantos mil como: Ver-o-Pêso, Palácio Antônio Lemos, Casa das Onze Janelas,Palacete Pinho, Palacete Bolônia, Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, reponsável por transformar Belém na capital da fé, no segundo domingo de outubro.
No almoço famílias reunidas para saborear: Maniçoba, Pato no tucupí...e de sobremesa: Creme de Áçai, Bacuri, Cupuaçu, Tapioca...Há tarde é servido o Tacacá deixando trêmulo nossos labios ou Belém "Paidégua".